A Saga das "Domésticas"...


Seja uma ou outra, lá estavam elas. Pois bem descobri que faltam as EMPREGADAS DOMÉSTICAS, que estão em EXTINÇÃO, e sobram as DESEMPREGADAS DOMÉSTICAS. É isso mesmo, passei a chamá-las assim desde quando acabei contratando uma delas sem conhecer sobre essa nova espécie. Tratava-se de uma profissional de outra área que por não conseguir um emprego resolveu, tentar um “bico” de doméstica, segundo ela mesma. Dai pra frente só consegui contratar destas. Muitas profissionais de outras áreas estão migrando para os "bicos" de DOMÉSTICAS enquanto não são recolocadas nas suas respectivas áreas e com isso denigrem a imagem das exemplares profissionais do lar. Por isso chamei-as de: DESEMPREGADAS DOMÉSTICAS. Algumas delas nem mesmo sabem arrumar uma cama, passar uma camisa ou lavar um banheiro.
Existem também as DOMÉSTICAS GENÉRICAS, que se comportam quase que da mesma forma, com um diferencial: durante as entrevistas, elas já vão logo avisando que não fazem um monte de atividades (não lava, não passa, não cozinha, não cuida de crianças, não limpam armários por dentro e ainda entram no trabalho as 9h e saem as 17h, porque se saírem depois desse horário fica difícil chegar em casa a tempo de fazer o jantar pro marido, avisam logo que costumam faltar, pelo menos uma vez por mês, para ir ao médico ou fazer exames e que tem que chegar as 9h porque tem que levar os filhos na escola), por isso se auto denominam GENÉRICAS, porque não são bem DOMÉSTICAS, são mais faxineiras do que DOMÉSTICAS.
Nenhuma delas SÃO DOMÉSTICAS, elas estão DOMÉSTICAS, mas por pouco tempo.
Tente você fazer isso em uma entrevista de emprego...
Quero deixar claro que elas estão denegrindo a imagem das verdadeiras DOMÉSTICAS, que orgulhosamente nos faz o carinho de cuidar de nossos lares e que se comprometem com o trabalho árduo que fazem sem fazer corpo mole.
Não é mesmo o fim da picada?
Nós sim temos que entrar as 7:30h no trabalho sem horário pra sair, deixar nossos filhos com estranhos (doméstica) que vão entregá-los a outros estranhos (motorista da van) que vão levá-los de van ou ônibus escolar, muitas vezes em péssimas condições, pela cidade toda para deixá-los o dia todo com outros estranhos (escola). Temos tantas responsabilidades(metas, resultados,funcionários, chefes, viagens de trabalho)e tudo para garantir que todos os estranhos recebam seus salários na data. Não temos tempo nem para uma consulta ao médico, chegamos ao ponto de dar medicamentos por conta para nossos filhos, para substituir a visita ao pediatra que deveria ser uma vez por mês.
Que mundo é esse ? Que pais é esse ? Será que só elas querem ter vida ? Nós não ??
Sugestão: DOMÉSTICA - O FILME (nacional)

Dedicação: Minha amiga Deni Fronza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decorador x Designer de Interiores x Arquiteto

De volta ao Brasil