QUE ROUPA USAR?

Somos o que vestimos. Quando você se veste, está tentando mostrar de modo explícito o que não consegue mostrar de outras formas. Uma roupa bem usada, na hora certa é sinal de segurança, personalidade e nível cultural. Não copie ninguém, porque tudo depende da sua altura, tipo físico, idade, nível social e cultural.

Mulheres geralmente abusam de tudo, decotes, cores, transparências, tecidos, tamanhos, acessórios e outras coisas mais e é justamente por isso que erram mais do que os homens.
Só porque elas têm muito mais opções, acham que podem usar tudo de uma vez, mas estão erradas, pois podem parecer vulgares e relaxadas.
Use o seu estilo dentro da moda, mas não copie ninguém e nem invente moda. Deixe isso pra quem entende de moda.

DICA: Use sempre o seu número de manequim, roupas muito justa podem causar problemas de saúde, celulite além de atraírem atenções erradas e más intenções. Ser sensual não é a mesma coisa que ser vulgar, portanto, acerte no look.
Barriga de fora é só pra quem é seca. Saias curtas só para pernas mais finas ou bem torneadas e acompanhadas de saltos médios ou baixos, as “pernudas” e “coxudas” devem usar saias mais longas.
Decotes leves e de acordo com a idade, quanto mais o colo adquiri rugas, mais o decote deve subir. Cuide do seu colo caso queira mostrar por mais tempo, quanto menos bonitos, menos devem aparecer.
Roupas justas são mal interpretadas por homens e mulheres, mas é claro que o que importa é a opinião dos homens. Certo? Portanto as intenções devem contar na hora de saber a opinião deles. Mulheres mais gordinhas não devem usar roupas justas, porque ao invés de esconderem as “gordurinhas”, as expõe ainda mais.


Quando te convidam para um evento e não colocam traje impresso no convite, O QUE USAR? Pergunte ao anfitrião sobre a vestimenta adequada para os convidados.
Mesmo quando já informam o que se deve usar no evento, algumas pessoas não sabem diferenciar então eu vou dar algumas dicas. Os mais usados são:

TRAJES PARA HOMENS

ESPORTE:
Para a prática de esportes: short, camiseta e tênis. Usado em.
Em uma ocasião mais social, como: confraternizações, batizados, almoços, churrascos, festas infantis, exposições o ideal é usar: calça jeans em bom estado ou sarja (cores claras e bom senso) com camisas lisas ou listradas sem gravata ou camisa pólo (pólo no momento está super na moda, mas é um clássico sempre). Nos pés, os indicados são os sapatênis (os mais modernos é claro) ou os sapatos esportivos de couros mais molinhos (são mais clássicos).

PASSEIO, ESPORTE FINO OU TÊNUE DE VILLE:
Mais para congressos, casamentos civis, almoços mais formais, teatros mais clássicos ou eventos que se iniciam no final da tarde.
Mesmo durante o dia não dispensa o blazer, com ou sem gravata. Se for de terno pode utilizar cores mais claras. À noite vá de terno escuro. As camisas podem ter botões no colarinho e os sapatos podem ser de amarrar. Evite sapatos de verniz ou pelica brilhante. Observação: Se vier impresso no convite “tênue de ville” é essencial o uso da gravata.

SOCIAL OU PASSEIO COMPLETO:
Usado em casamentos, formaturas, jantares formais, coquetéis, comemorações noturnas.
É necessário que se use terno escuro ou risca de giz, camisa branca ou marfim, gravatas sem estampas na altura do cinto ou listradas que são clássicas. Os sapatos devem ser de couro liso e de preferência preto.
Para as camisas, os números 2, 3 ou 4 são as mais esportes e números 39, 40 ou 41 são as mais sociais.

RIGOR OU BLACK-TIE:
Usado em bailes, recepções, banquetes, casamentos e comemorações especiais ou quando constar no convite.
Traje de gala e o mais sofisticado. Deve-se usar smoking, ou seja, a camisa branca de pregas, gravata borboleta preta e faixa preta na cintura. Os sapatos devem ser lisos e prefira os clássicos em verniz.
A diferença fica por conta de pequenos detalhes como abotoaduras, relógios, barba e cabelos bem feitos. São bem vindos o gel e os perfumes, sempre acompanhados do bom senso.

TRAJES PARA MULHERES

ESPORTE:
Embora seja informal não significa que pode usar qualquer roupa, mantenha o bom gosto. Mulheres devem usar vestidos com estampa floral, saia ou calça comprida de tecidos como algodão, jeans e linho, sapato ou sandália baixa ou salto Anabela, bolsas médias ou grandes em materiais esportivos, maquiagem natural, jóias, acessórios ou bijuterias naturais, (o básico).

PASSEIO, ESPORTE FINO OU TÊNUE DE VILLE:
Um pouco mais formal, uma roupa mais elaborada, mas não social. Terninhos, vestidos, saia e blazer, pantalonas e blusas em tons opacos e sem estampas. A noite prefira tons sóbrios. Peças em tecidos como seda, microfibra, linho, jérsei e algodão. Não use acessórios muito brilhantes. Bolsas menores e sapatos de salto alto. Maquiagem leve e sutil.

SOCIAL OU PASSEIO COMPLETO:
Formalidade total. Vestidos com decotes discretos em tecidos importantes como seda, shantung e o tafetá. Bordados sutis. Tailleurs são muito bem vindos desde que seja de tecidos nobres. Bolsas pequenas, sandálias ou sapatos clássicos de salto com meias bem finas. Jóias ou bijuterias sofisticadas. A pérola é sempre clássica, mas cuidado. Sofisticação também ao cabelo e maquiagem.

BLACK-TIE, HABILLÉE, TÊNUE DE SOIRÉE OU RIGOR
É traje de gala. Vestidos curtos ou longos, mas de tecidos sofisticados, bem desenhados e costados. Seda, renda, tafetá, brocados e bordados. Os modelos sem mangas, ficam bem quando acompanhados de luvas longas. Bolsas pequenas, de mão ou carteiras. Sandálias de salto alto e fino. Cabelos com penteados e de preferência presos para mostrar as jóias ou as bijuteria sofisticadas. Maquiagem deslumbrante respeitando seu estilo. Esse look deve respeitar seu perfil e combinar com você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decorador x Designer de Interiores x Arquiteto

De volta ao Brasil